Crenças e Padrões que Limitam Inconscientemente

 


    Na minha jornada pelo Yoga, o que sempre me questiono diariamente e leio a respeito, além de prestar muita atenção, é sobre crenças e padrões limitantes.

    O que são? Crenças e padrões que limitam, e muitas vezes paralisam nosso crescimento, são verdades (?) que foram incutidas no nosso cérebro, de forma muitas vezes inconsciente, e que não nos permite crescer e avançar.

    Exemplo disso, quando afirmamos que não podemos fazer algo, ou não merecemos algo ou alguém, por n motivos que sejam (sim, os padrões limitantes desenrolam uma série de desculpas para se justificarem) não nos deixam avançar em vários setores de nossa vida, seja amoroso, financeiro, profissional, pessoal, espiritual ou até físico.

    Eu sou filha de ambos pais com crenças limitantes. Muito cedo percebi isso, sem nem mesmo saber o que era, mas simplesmente não fazia sentido para mim observar os aprisionamentos mentais que ambos se colocavam (e tentavam colocar muitas vezes à mim e minha irmã). Não me entendam mal, meus pais me deram conforto e muito acesso ao estudo, mas no que concerne ao amor e ao incentivo, pecaram enormemente, e não por maldade ou má intenção. Simplesmente não se davam conta que estavam vivendo no automático.

    E sou grata a isso, pois dessa forma já aos 14 anos me interessei por Yoga e crescimento espiritual. Dei muita sorte, porque nessa época, já ambos separados de um e outro, meu pai casou novamente e minha nova madrasta adorava os livros da Shirley Maclaine. e foi a partir daí que um novo mundo de conhecimento (interno) despertou.

    Um caminho aliás, que já percorria sozinha, através da dança e do surfe. Tem maneira melhor do que se conectar com você mesmo do que colocar uma música e deixa-se levar? Tem maneira mais orgânica de se conectar com o planeta do que praticar um esporte ao ar livre, sentindo o sol na pele, a brisa no rosto, e o cheiro de marisia?

    Inconscientemente também, assim como temos crenças limitantes, também temos despertares intuitivos libertadores. E aí que temos que prestar atenção, pois está tudo dentro de nós. E tudo está conectado.

    Se você acorda pensando que tudo vem a você com facilidade, abundância e de maneira amorosa, uma mensagem está sendo mandada ao universo de que você está aberto a receber boas energias. E ainda faz com que você lide melhor com as situações que não tem controle, porque não tem jeito, vivendo em sociedade, em tempos modernos, somos expostos a muitas situações que não temos controle, mas nós temos sim, controle sobre como lidamos com a adversidade.

    Já se você acorda falando cobras e lagartos (e não confunda com um dia de mau humor ou de TPM ou de estresse, falo aqui quando isso é tão incutido em você que nem se percebe, é natural), esse infelizmente será o retorno. Exemplo: Hoje de manhã está lindo. Apesar da pandemia que acontece ao redor, tenho saúde, já recebi uma dose da vacina, tenho 3 gatos carinhosos que me fazem companhia, roupas para vestir, e comida no prato. Sou grata! Tenho uma vista bonita da minha janela, uma montanha incrível, que inclusive ontem coloquei a máscara e subi, e com sorte, não tinha ninguém lá no cume. Sou grata! Esse mesmo cenário, divido com minha mãe, e antes de sentar aqui para escrever, observei que diante do mesmo cenário, quase nada que saiu de sua boca foi positivo. Falou mal do vendedor de tapetes, falou mal dos gatos, e não, ela não está deprimida, está perfeitamente saudável, não tem nenhuma dor. Então, porque ela tem uma perspectiva diferente de mim mediante ao mesmo cenário? Porque ela está presa a padrões limitantes. Esse comportamento de hoje eu observo minha vida inteira há mais de 40 anos.

    Vocês irão me perguntar, porque você não a ajuda. Eu ajudo, respondendo de volta se não tem nada de bonito para acrescentar, mostrando o quanto o dia está bonito, como o vendedor de tapetes é batalhador, como os gatos são amorosos e felizes. A questão é que nosso crescimento quanto a padrões é de dentro para fora, não de fora para dentro. Os estímulos verbais, visuais, sonoros, eles podem até vir de fora, no entanto, o despertar vem de dentro. E isso inclui a quebra de padrões e crenças, tem que partir da pessoa.

(parte 1)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas